Seguidores

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CÂNTICO DO ABANDONO

Cântico do abandono


Meu Pai,
hoje elevo a minha voz para Te cantar
porque, em vez de dia, em vez de sol,
com a sua luz e as suas cores,
deste-me sombra,
uma noite fria.

Eu Te amo,
eu te adoro,
porque as ondas do mar da Tua omnipotência,
irromperam e desfizeram os mais suaves, os mais fortes,
os mais sagrados laços da minha existência.

Eu Te amo,
eu Te adoro e bendigo
porque, em vez do calor da Tua ternura,
caiu sobre o meu jardim o gelo da indiferença,
congelando a última flor.

Senhor, meu Deus,
Eu Te bendigo e Te louvo porque na Tua santa
e dulcíssima vontade permitiste que as sombras do crepúsculo
desbotassem o colorido da minha juventude;
porque quiseste que eu fosse, não um astro,
nem sequer uma flor colorida e formosa,
mas um grão de areia, simples insignificante,
na imensa praia da humanidade.

Se um dia Te louvei na alegria
e Te cantei no meio dessa luz
com que transfiguraste a minha vida,
hoje amo-Te e adoro-Te à sombra da cruz.

Bendigo-Te na luta e no trabalho,
nas pedras e asperezas da subida;
e as lágrimas que hoje derramo,
são o doce orvalho da corola da minha alma agradecida
que Te bendiz no tédio e na pobreza,
na névoa cinzenta da trsiteza,
porque, apesar de tudo, deste-me, carinhoso,
este céu azul e infinito,
para cobrir, ó Senhor, a minha desdita.

Sim, eu beijo, com ternura e abandono,
essas mãos divinas que me ferem,
porque creio firmamente
que não cai um só cabelo, nem uma folha,
sem a vontade dulcíssima do Pai
que dirige, sabiamente
a orquestra sinfónica e divina do universo.

Sim, Pai, poderoso e querido,
desde o fundo mas recôndito
do oceano da minha alma
Te louvo extasiado e agradecido,
e exulto num cântico de esperança.

Se um dia Te atravessaste
nos meus planos e projectos,
se apagaste, por um momento,
a luz da minha chama,
é porque, para além do brilho das coisas,
dos aromas das flores que murcham,
há outro mundo mais formoso que eu avisto,
uma Pátria em que nunca anoitece
e uma Casa, feita de luz,
construida sobre a paz eterna.
ENTREGO-ME NAS TUAS MÃOS;
FAZ DE MIM O QUE QUISERES.
Ámen.


Até breve

CM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.